Série B do Barezão terá turno único e início no dia 4 de novembro
Reunião do Conselho Arbitral da Federação Amazonense de Futebol define matrizes e fórmula de disputa da competição.
(Foto: Evandro Seixas)
Uma reunião do Conselho Arbitral da FAF, realizada na tarde desta quinta-feira (31), na sede da entidade, no Centro de Manaus, definiu várias matrizes que compõem a fórmula de disputa do Campeonato Amazonense da Série B.
Conforme decidido entre os diretores dos clubes participantes da competição - São Raimundo, Sul América, Cliper, Holanda, CDC Manicoré e Tarumã - haverá apenas um turno único com cinco rodadas, com início marcado para o dia 4 de novembro, onde os quatro melhores avançam para as semifinais e, após jogos de ida e volta, final em jogo único no dia 16 de dezembro e vantagem do empate para os times mais bem posicionados da tabela.
Segundo o diretor de competições da FAF, Ivan Guimarães, todas as despesas, entre arbitragem, quadro móvel, policiamento e ambulância serão compartilhados entre os clubes, modificando uma prática muito comum de antes, em que os clubes mandantes custeavam quase tudo.
"Quando você tinha o mando de jogo, você era responsável por pagar a arbitragem e outras coisas sozinho, por exemplo, você pagava R$ 800, e agora com as despesas compartilhadas, por se tratar de um caso em que haveremos apenas turno único, cada clube pagará apenas R$ 400. E assim também será na final", declarou o dirigente.
Na próxima segunda-feira a FAF divulgará a tabela da competição com todos os jogos, que serão aos sábados. O campeão e o vice garantem acesso para a elite do Barezão de 2018.