Conmebol divulga regulamento geral da Libertadores Feminina 2018
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou, na última segunda-feira (16), o regulamento geral da Copa Libertadores da América de Futebol Feminino, bem como definiu a fórmula de disputa e o sorteio das chaves que serão compostas antes da competição começar.
Como nos anos anteriores, a primeira fase será composta por três grupos de quatro equipes cada, num total de 12, jogando três rodadas entre si no seu respectivo grupo. Classificam-se os primeiros colocados de cada chave mais o melhor segundo colocado, conforme os determinados critérios, para as semifinais. A partir daí, todos os jogos serão realizados em jogo único, inclusive a grande final, onde, prevalecendo o empate, a decisão será nos pênaltis.
Diferentemente do que é imposto na versão masculina, a final da Libertadores Feminina poderá ter dois finalistas de um mesmo país.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Segundo o regulamento, os demais critérios para definir a classificação em caso de empate em pontos são:
- Maior saldo de gols;
- Gols marcados;
- Confronto direto;
- Menor número de cartões vermelhos;
- Maior número de cartões amarelos;
- Sorteio.
Para a definição do melhor segundo colocado dentre os grupos, em caso de empate, consideram-se, pela ordem, o maior saldo de gols, o número de gols marcados e, se ainda sim houver o empate, será por sorteio.
Os clubes classificados têm até o dia 12 de outubro para confirmar junto à Conmebol sua participação na competição. Até o momento, cerca de 10 clubes estão classificados para a competição que acontece no dia 18 de novembro, em Manaus, e vai até o dia 2 de dezembro. A previsão para a chegada das atletas na capital amazonense é para o dia 16 de novembro.