top of page

FAF admite erro na Série B, mas ainda veta Tufão: 'Nunca é tarde para corrigir'


O diretor de competições da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ivan Guimarães, se pronunciou nesta sexta-feira sobre às acusações feitas pela diretoria do São Raimundo de que o veto à participação do clube na Série B do Amazonense seria uma retaliação ao fato de o Tufão ter sido oposição no pleito que reelegeu Dissica Valério Thomaz para mais quatro anos à frente da entidade.

De acordo com Ivan, a Federação só está cumprindo uma recomendação da CBF e do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).

Ele cita o CDC, que foi situação na eleição, para rechaçar qualquer possibilidade "complô" contra o São Raimundo e admite que a Federação vinha permitindo que clubes rebaixados disputassem a Série B no mesmo ano para ter times o suficiente para realizar a competição.

- Alguém falou que isso seria uma retaliação ao São Raimundo, porque o clube não votou no presidente da Federação na eleição desse ano e isso não é verdade, porque o CDC Manicoré foi um dos grandes aliados na eleição e eles também estão fora - disse.

- Não é retaliação, tampouco há algum problema com alguém, até porque o presidente não é partidário desse negócio de "olho por olho, dente por dente". O motivo é somente esse: a lei existia, só não estava sendo cumprida. Nunca é tarde para consertar aquilo que vinha sendo feito de maneira incorreta - completou Ivan, em entrevista à Rádio CBN Amazônia.

Ivan afirma que a obrigatoriedade de haver uma Série B, conforme determina o regulamento da CBF, de uma certa forma pressionou a FAF a "engordar" a competição com equipes rebaixadas no mesmo ano.

- A lei é bem antiga e diz que quem disputa uma Série A e cai não pode disputar uma Série B e voltar no mesmo ano, porque ela voltaria no ano seguinte como se não tivesse caído. Por que a Federação não vinha cumprindo? Porque o número de clubes que disputariam essa competição seria pequeno e a gente precisa ter a Série B. Não podemos ter uma Série A com 12 ou 13 equipes. Nesses últimos três anos, as equipes que caíram estavam disputando a competição. Mas veio uma recomendação da CBF e do TJD para que a Federação observasse a partir desse ano o cumprimento da lei que determina que as equipe que caem não podem disputar uma Série B no mesmo ano, mas só no seguinte - completou.

O diretor disse ainda que, caso o São Raimundo vença na Justiça Desportiva e ganhe o direito de disputar a Série B do Amazonense ainda este ano, a FAF não deve se opor, mas confessa que considera a possibilidade remota, uma vez que a recomendação de "corrigir" o Estadual veio justamente da corte.

- Não vou dizer que não tem a menor possibilidade porque a Justiça existe para isso, e a Federação cumpre as decisões judiciais. Se o São Raimundo entrar na Justiça Desportiva, e oTtribunal entender que o clube deve disputar a Série B, acho que o presidente não seria contra, mas uma das recomendações para que fosse assim partiu do próprio Tribunal - concluiu.

Esta semana, os cinco clubes do Amazonas aptos a disputar a Série B foram notificados da abertura das inscrições para a competição. Holanda, Cliper, Tarumã, Sul américa e Iranduba terão algumas reuniões com a FAF antes de decidirem se vão participar ou não da segundinha.

Entenda o caso

Ao contrário de outras temporadas, os times que foram rebaixados da Série A do Amazonense deste ano ficarão de fora da disputa da Série B, que deve ocorrer ainda em 2018. A informação foi divulgada pelo presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Dissica Valério Tomaz. Isso significa que São Raimundo e CDC Manicoré jogarão a Segunda Divisão somente em 2019.

Em 2017, o Holanda chegou a disputar a Série B duas vezes. Subiu na primeira, caiu na Série A, e não conquistou o acesso quando retornou à segunda divisão no mesmo ano. O próprio São Raimundo, que havia caído em 2017, disputou a Série B no final do ano, retornando à primeirona, que disputou em 2018.

Fonte; Globo Esporte AM

Foto: Isabella Pina

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Redes Sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram-v051916_200
  • YouTube Social  Icon
bottom of page