São Raimundo pede explicação formal da FAF a respeito de veto à Série B do estadual
- por agazetadatarde
- 19 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

O São Raimundo enviou ao Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM) e à Federação Amazonense de Futebol (FAF) um requerimento pedindo explicações oficiais sobre não participação do clube na Série B do Amazonense 2018. O documento foi enviado aos órgãos na última quinta-feira e, segundo a FAF, recebeu uma resposta neste final de semana.
De acordo com o diretor de competições da entidade, Ivan Guimarães, a justificativa do TJD apenas confirma o que a Federação já havia informado anteriormente, reforçando que a não ser que o São Raimundo ganhe o direito na Justiça, o clube não disputará a segundona este ano, mas somente em 2019.
- A nossa resposta para o clube foi a mesma que já havíamos dado desde a primeira vez que esse assunto surgiu: que no Artigo 18, parágrafo único do estatuto da Federação, está descrito que o clube que for rebaixado só poderá disputar a segunda divisão no ano seguinte - disse.
O presidente definiu que faríamos as coisas da forma correta a partir de agora. Os clubes que caíram este ano poderão tentar voltar à elite em 2019 - resumiu.
A FAF chegou a assumir que permitir que equipes rebaixadas disputassem a divisão de acesso no mesmo ano foi um erro.
O dirigente afirma que a Federação é indiferente à possibilidade de o São Raimundo utilizar o requerimento numa possível batalha judicial no futuro, reafirmando que a entidade está buscando uma correção na forma de fazer o campeonato, e não perseguir qualquer clube.
- Eu sinceramente não sei se eles vão utilizar isso na Justiça, apenas respondemos o que eles perguntaram, o que eles vão fazer com isso é uma questão da diretoria deles. Como já disse outras vezes, não se trata de nenhuma perseguição ao São Raimundo, tampouco ao CDC - concluiu.
Entenda o caso
Ao contrário de outras temporadas, os times que foram rebaixados da Série A do Amazonense deste ano ficarão de fora da disputa da Série B, que deve ocorrer ainda em 2018. A informação foi divulgada pelo presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Dissica Valério Tomaz. Isso significa que São Raimundo e CDC Manicoré jogarão a Segunda Divisão somente em 2019.
Em 2017, o Holanda chegou a disputar a Série B duas vezes. Subiu na primeira, caiu na Série A, e não conquistou o acesso quando retornou à segunda divisão no mesmo ano. O próprio São Raimundo, que havia caído em 2017, disputou a Série B no final do ano, retornando à primeirona, que disputou em 2018.
Fonte: Globo Esporte AM / Marcos Dantas